A grande densidade populacional da Holanda causou uma demanda inerente por habitação, dando aos então jovens arquitetos holandeses do MVRDV a oportunidade de projetar e construir grandes edifícios em sua terra natal. WoZoCo é um excelente exemplo de uma necessidade específica de residências no país, dando respostas ao problemas da época.
O complexo de apartamentos WoZoCo para idosos apresenta 100 unidades habitacionais em uma região de Amsterdã que foi recentemente ameaçada pela perda de áreas verdes e espaços livres devido ao grande crescimento da densidade populacional. A solução encontrada neste projeto é de interesse crucial deste escritório em ser imaginativo, porém prático.
Limitado pelas regulamentações do zoneamento da área, o MVRDV calculou que apenas 87 das 100 unidades propostas caberiam na área determinada seguindo as normas de iluminação natural. A partir disso surgiu a ideia de suspender em balanço as unidades restantes na fachada norte para conectar-se a galeria transparente do bloco principal encontrada abaixo, criando ainda espaços no restante do terreno.
A estrutura é ocultada dentro do bloco principal sob um revestimento em madeira que cria um senso de instabilidade entre as conexões das finas paredes da fachada norte.
Apesar de marcante e poético, o gesto aumentou os custos da obra que tiveram que ser revistos em outras partes do projeto para que pudesse cobrir os gastos das unidades em balanço. O bloco principal caracteriza-se por um desenho mais simples, aparentemente aleatório pelo tamanho e posição de suas janelas e varandas na fachada sul. É dito que essa linguagem imita o desenho da fachada oposta (das unidades em balanço), em uma escala menor.